Artigos

Sensibilidade dental

10153004_290756404456180_8874693335402992010_n
Escrito por Dra Deise Bastos

O que é a hipersensibilidade dentinária?

Hipersensibilidade dentinária, também conhecida pelo nome popular de sensibilidade nos dentes, é a hipersensibilidade da dentina ou da raiz. Se o calor, frio, açúcar, alimentos ou bebidas muito ácidas, ou respirar ar muito frio, tornam seus dentes sensíveis ou doloridos, você tem dentes sensíveis.

A hipersensibilidade dentinária é comum?

A hipersensibilidade dentinária é muito comum e estima-se que cerca de metade da população sofra desse mal1. A hipersensibilidadede dentinária pode desaparecer e voltar ao longo do tempo.

O que causa a hipersensibilidade dentinária?

A hipersensibilidade dentinária em geral é causada por áreas da dentina ou da raiz expostas devido à retração gengival ou doenças periodontais. A retração da gengiva é muito comum. Cerca de quatro quintos da população2 apresentam retração gengival aos 65 anos de idade.

A raiz exposta de um dente não possui a camada de esmalte, como a coroa. As raízes possuem uma capa tênue chamada “cemento” que, quando perdida, deixa a dentina descoberta. A escovação excessiva ou o uso de um creme dental muito abrasivo também podem danificar o esmalte dos dentes e expor a dentina. Uma dieta muito ácida – como, por exemplo, uma dieta com muitas frutas cítricas, picles ou refrigerantes – pode provocar erosão e dissolver a superfície do dente. Bulimia e Refluxo Gastroesofágico (GERD) também podem causar erosão dental e sensibilidade devido à acidez na boca.
Se você tiver dentes sensíveis, é importante informar seu dentista para que ele possa examinar sua boca e ver se o problema é hipersensibilidade dentinária e auxiliá-lo a escolher o melhor tratamento. Quando os dentes estão sensíveis pode ser doloroso escová-los, e se a escovação for deficiente devido à dor, haverá maior risco de cárie dentária e doenças da gengiva. A dor que aparece após a ingestão de alimentos ou bebidas quentes, frios, doces ou ácidos também pode indicar deterioração ou cárie ou dente quebrado. Se for esse o caso, seu dentista fará uma restauração ou outro tratamento.

Por que a dentina exposta é dolorida?

A dentina contém milhares de minúsculos canais, visíveis apenas em um microscópio. Esses canais partem da superfície, atravessam a dentina e vão até o nervo no centro do dente — a polpa. Os canais contêm um fluido e, após a ingestão de algo quente ou frio, o fluido desses canais se movimenta e irrita os nervos do dente, causando dor.
É possível prevenir a hipersensibilidade dentinária?

É possivel reduzir o risco da hipersensibilidade dentinária mantendo a boca o mais saudável possível por meio de uma boa higiene oral para prevenir a retração da gengiva e doenças periodontais. Uma dieta pouco ácida também evita a hipersensibilidade. Ignorar a hipersensibilidade dentinária pode levar a outros problemas de saúde bucal, sobretudo se a dor levar a uma escovação mal feita, tornando os dentes vulneráveis à cárie e às doenças gengivais.

O que fazer, se tiver dentes sensíveis?

A primeira coisa a fazer é falar com o dentista. Ele pode ajudar, escolhendo o melhor tratamento existente. Também é importante conversar com o dentista se o problema não for hipersensibilidade da dentina (raiz) e o dente apresentar sensibilidade devido a um problema mais sério.

Para tratar a hipersensibilidade dentinária, o dentista pode recomendar o uso de um creme dental, especialmente criado para dentes sensíveis — um creme dental dessensibilizante. Esse tipo de creme dental torna os dentes menos sensíveis se for usado duas vezes ao dia e contiver flúor para ajudar a proteger os dentes contra a cárie. Alternativamente, o dentista pode prescrever um gel que contenha flúor, um anti-séptico com flúor ou um creme dental com alto teor de flúor, especialmente formulado para tornar os dentes menos sensíveis e proporcionar proteção extra contra a cárie. Esses tratamentos são feitos em casa, durante a escovação, e não são caros. Também há outros tratamentos para a hipersensibilidade dentinária, que o dentista pode fazer no consultório. Entre eles, estão as aplicações, como, por exemplo, de pasta dessensibilizante, verniz de flúor e resinas plásticas, além de lasers e restaurações, no caso de uma grande parte do dente tiver sido perdida.

 

Fonte: http://www.colgatesensitiveproalivio.com.br/articles/what-is-tooth-sensitivity?callingPage=/tooth-sensitivity&title=Hipersensibilidade+Dentin%E1ria%3A+Artigo

Sobre a autora

Dra Deise Bastos

Graduada desde 2001, trabalha com dedicação e amor, prezando pela qualidade e bom atendimento a todos seus pacientes.

Comente



*