Artigos

Lesões dentárias (Abfração, Abrasão, Atrição e Erosão)

abfracao
Escrito por Dra Deise Bastos

A Abfração Dental – é um processo de perda de estrutura dental associada a estresse mastigatório no dente (Lesões dentárias). A força mastigatória causa um rompimento das ligações químicas dos cristais de esmalte, levando à perda de estrutura. Essa tal perda se dá na vestibular e na cervical dos dentes afetados. Geralmente afetam regiões subgengivais (uma grande diferença dela para os outros processos).

Lesões dentárias

 

Lesões dentárias

A Abrasão Dental- é um processo de perda de estrutura dental devido a um processo mecânico anormal. Como exemplo o uso incorreto e excessivo da escovação dental, palitos, fio dental e pasta de dentes com abrasivos.

Hábitos bucais nocivos como morder tampa de caneta, grampo de cabelo entre outros, também podem estar associados. Clinicamente se apresenta com um desgaste na superfície radicular exposta do dente com recessão gengival e na região cervical dos dentes anteriores.

Lesões dentárias

A Atrição Dental- é o processo de desgaste dos dentes através da oclusão ou mastigação. Clinicamente pode-se observar um desgaste nas superfícies oclusais e incisais dos dentes afetados.

Em casos avançados, pode chegar a perda total da estrutura do esmalte.

Lesões dentárias

Erosão Dental- a perda de estrutura dentária se dá devido ao contato químico com algumas substancias, normalmente ácidas.( regurgitação, bebidas, frutas cítricas, etc).

Como se trata essas lesões?

Como toda lesão cervical não cariosa, precisa do acompanhamento de um dentista que vai avaliar a causa.
Dependendo da causa, vai existir um tipo de tratamento diferente, mas todos eles podem ser associados ao tratamento estético aonde o dentista recobre a lesão com material apropriado para que a mesma “desapareça” aos olhos dos leigos e com isso retorne a estética do paciente.

Fonte: http://www.forp.usp.br/rbt/images/revista/2006v2/n2/ens-at-p11-17.pdf

Sobre a autora

Dra Deise Bastos

Graduada desde 2001, trabalha com dedicação e amor, prezando pela qualidade e bom atendimento a todos seus pacientes.

Comente



*